A entrada de grandes nomes da indústria tradicional no mercado NFT é inevitável e já vem acontecendo nos EUA há meses. Cada vez mais marcas veem o potencial desse mercado que movimenta milhões por dia. Entretanto, nem sempre as estratégias do mundo tradicional funcionam nesse novo espaço e é preciso entender esse público.
Todas as dicas são bastante gerais pois cada projeto e seguimento deve ser estudado de forma única e criada uma estratégia especifica.
Em NYC NFT aconteceram workshops e palestras sobre o assunto e um dos temas foi a inserção das grandes empresas e marcas no mundo NFT, e de como muitas farão de forma superficial e/ou errada, ignorando todo o sistema construído ao longo dos últimos anos, e o que torna esse mundo mais atrativo para artistas, a descentralização e comunidade.
Importante manter em mente que por ser um meio independente do mundo tradicional onde artistas, organizações, DAOs e projetos crescem com base no poder da comunidade que criam, é ingênuo acreditar que uma marca estabelecida no mundo tradicional vai prosperar apenas pelo nome. Inclusive ouso dizer que a primeira reação da comunidade NFT para projetos gananciosos de marcas é recebido com relutância.
Empresas que superficialmente tentam se entrosar com gírias ou memes acabam por ter o efeito contrário ao desejado, rapidamente a comunidade identifica a superficialidade e rejeita a fraca tentativa.
Parcerias significativas, compromisso com a descentralização, empoderamento dos artistas são coisas que são valorizadas e amplamente aceitas em marcas que entraram neste mundo de forma intencional, trazendo valor para todos com elas. Explorar artistas ou se apropriar de ideias é um 'tiro no pé' no mundo NFT, porém são praticas comuns no mundo tradicional.
É possível que essa entrada no mundo das NFTs seja bem feita e bem sucedida, muitas marcas estão ativamente comprometidas em agregar valor ao espaço. E a chave para a longevidade é a parceria dessas marcas do mundo tradicional com artistas e desenvolvedores do mundo digital, sustentando assim o que estamos construindo.
Comments