Dicas para entrar no Mundo NFT - Para Artistas

Updated: Aug 20

Primeiro deixa eu me apresentar. Sou uma criadora visual com base em cinema e fotografia que cria obras de manipulação digital.

Estou há 2 meses no mercado de NFTs e tenho dedicado exclusivamente para isso. Fiz 2 vendas de obra NFT na Foundation, muitas em uma plataforma chamada Hicetnunc e hoje conheço artistas do mundo inteiro (literalmente).


Nós artistas somos movidos pela necessidade de nos expressar, seja com foto, musica, video, pintura escultura... através da arte. Mas nós também precisamos capitalizar para nos mantermos. Os NFTs abrem um espaço ao qual muitos de nós não tínhamos acesso antes, chegar aos colecionadores por meio de plataformas digitais, afinal, a opção de antes eram a galerias de arte caminho é bastante elitista e fechado.


Enfim, as dicas: 1 - Inglês, você precisa aprender inglês. Não precisa ser fluente e ter o sotaque perfeito. Você precisa conseguir se comunicar e como tem pessoas do mundo inteiro, a língua comum usada é o inglês independente da plataforma que você escolha.

Se você não está confiante com o domínio do idioma, tudo bem, a maior parte das pessoas nao tem o inglês como língua nativa. Pode ser inclusive um bom motivador para exercitar isso. E eu sei que nem todo mundo tem acesso a aprender outras línguas, ou tempo, mas é imprescindível.

Quando estiver escrevendo use da ajuda do google translate, quando tiver mais confiante entre em conversas de voz. Grande parte das pessoas também não tem inglês como língua nativa.


2 - Escolha uma rede social na qual você vai promover seu trabalho e dedicar tempo. É muito recomendado o uso do Twitter pois as discussões, artistas, colecionadores estão lá. Não só, mas principalmente. 3 - Estude as plataformas de venda de NFT antes de subir seu trabalho nelas. Existem plataformas voltadas para fotografia, por exemplo, então é interessante estudar a plataforma Ephimera, mas que requer uma solicitação e curadoria para entrar. Existe a Foundation, que depende de convite de outro criador com convite disponível, onde boa parte das vendas é de artes 3D, manipulação digital, mas que aceita também outras formas de arte como vídeo e fotografia. Existem plataformas abertas também.


4 - Prepare-se para um investimento inicial. Para postar a sua obra e ter um endereço na blockchain tem um valor, o chamado Gas Fee. A plataforma OpenSea não requer esse valor por obra, mas ela pede uma confirmação inicial da sua carteira digital.


5 - Estude o básico sobre carteira digital e crypto moeda, afinal se você vai fazer transações em outra moeda é interessante saber sobre seus riscos e benefícios. 6 - Engaje com a comunidade. Se você quer crescer e aparecer, a melhor forma é fazendo parte da comunidade, você ajuda os outros e os outros te ajudam.

Anteriormente eu citei o twitter, que é a principal ferramenta e tem também os grupos de Discord. Nos grupos de discord é possível encontrar artistas incríveis, expor seu trabalho, encontrar possibilidades. E se você vê as obras de outras pessoas, elas veem as suas e possivelmente alguém ali é um potencial colecionador.


7 - Saiba se portar dentro das redes sociais. E aqui vai um link sobre boas práticas. https://www.daisatj.com/post/guia-de-boas-condutas-nft-para-artistas Espero que isso ajude, caso alguém tenha dúvidas pode me contatar nas redes sociais @daisatj.


Photo by Vlad Bagacian from Pexels

Recent Posts

See All