top of page

Guia de boas condutas NFT - para artistas

Updated: Aug 20, 2021

Sou uma criadora visual há 2 meses no mercado de NFTs e tenho me dedicado exclusivamente para isso. Fiz diversas vendas em algumas plataformas e participo ativamente de grupos de artistas internacionais. Atualmente também tenho uma pequena coleção de obras NFT.


Quero compartilhar com vocês o que aprendi até agora.


- Primeiro é que você está mais perto de um colecionador do que você imagina, como diria um amigo artista meu. Isso porque grande parte dos artistas se tornam colecionadores. Uma das boas práticas é ajudar o próximo e fomentar esse mercado, artistas que vendem para colecionadores normalmente compram peças que admiram e assim ajudam outros artistas em uma reação em cadeia.

Então o seu primeiro colecionador pode ser outro artista no Discord, não um ser mítico sem rosto.


- Seja um membro ativo da comunidade para além das vendas. Se o seu objetivo é apenas fazer dinheiro, não agregar aos demais artistas, dificilmente você conseguirá crescer. Isso porque o movimento atual é o de união e conexão. Pessoas tendem a ajudar quem elas tem algum tipo de ligação.


- Entenda que as suas redes sociais são uma vitrine! Você pode ser pessoal, compartilhar sobre a sua vida e sobre suas obras e fazer um bom equilíbrio (inclusive recomendo pois gera a tal conexão). Entretanto, soar arrogante, desesperado por venda ou criticar obras de outras pessoas sem ser convidado de forma inapropriada é um NO GO!


- Quando e onde Anunciar obras?

Nos servers de Discord sempre vai ter um lugar para 'shill', que seria onde promover suas obras. Alguns servers tem salas específicas para links das diferentes plataformas ou categorias de arte, assim fica organizado e os artistas sabem onde postar e os colecionadores onde achar.


- Quando e one Não Anunciar obras?

Qualquer lugar, post, sala que não seja especificamente para isso. Se não está escrito que você pode, então não é de bom tom.

- Faça Arte! Meio obvio, mas é isso, se aprimore, estude, cresça e apareça. Desta forma você acaba atraindo um público que se identifica com o seu trabalho, é potencialmente comprador ou pode se tornar seu amigo (super válido em ambos os casos).

Dica: eu comecei um desafio pessoal de fazer 1 arte por dia (por 30 dias) e vender no Hicetnunc. Isso não só me fez exercitar a criatividade como me possibilitou testar novas técnicas, querer estudar mais e gerar nos meus seguidores a expectativa do que será no dia seguinte. Isso tudo rentabilizando em XTZ onde em 15 dias eu fiz mais de 1000 reais com experimentos artísticos.


- Escolha estabelecer sua marca agora pensando no longo prazo, agregue valor à comunidade e faça o máximo de amigos possível.


- Seja paciente e consistente.


NFTs são um nova realidade que tem muito a amadurecer. O mercado ainda é instável e tem diversas variantes que atuam diretamente em valores.


Enfim, acredite em você e na sua arte. Aproveite a oportunidade de se conectar com pessoas do mundo inteiro que tem algo em comum com você, a vontade de se expressar através de meios artísticos.

Espero que isso ajude, caso alguém tenha dúvidas pode me contatar nas redes sociais @daisatj.


Recent Posts

See All
bottom of page